sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Seu desafio, um sonho para o grupo alcançar


Muitos líderes entendem que suas metas, e sua estratégia para alcançar tais metas, são elementos que precisam ser informados, e que sua visão se transformará na missão de sua equipe apenas por sua exigência. No entanto este é um erro contumaz que leva a uma execução de tarefas de forma mecânica, mas que promove uma insatisfação muito grande ao grupo, e como conseqüência a liderança passa a ter uma conotação de submissão sazonal.

O fato de não ser uma liderança perene acontece, pois o não entendimento do seu papel na missão leva a um questionamento, que muitas vezes é entendida como questionamento à liderança e não a falta de entendimento da própria atividade.

Para que uma pessoa entenda os motivos pelos quais precisa executar determinada tarefa de uma forma especifica, antes de mais nada precisa saber onde se pretende chegar com esta tarefa, precisa ter em mente quais são as suas proprias metas quantitativas, qualitativas e de desenvolvimento de forma clara e compreensível.

Uma vez conhecedoras de suas metas, precisam entender o motivo que levou o líder a escolher determinado caminho, e da mesma forma o líder precisa estar aberto ás suas ponderações.

Há pouco tempo tive um exemplo desta necessidade. Em uma grande empresa que faz vendas por telefones, para aumentar a possibilidade de vendas, e diminuir o tempo necessário em cada contato telefônico com o cliente foi determinado colocar as informações das vendas em um sistema aparte, para posteriormente ocorrer a inserção no sistema de pedidos, por um segundo grupo de funcionários, que não teriam o perfil de vendas.

Quando os supervisores foram informados desta decisão, na mesma hora previram uma série de problemas como a possibilidade de venda indevida, controle da remuneração variável, visto que haveria dificuldade para identificar se determinada venda havia se concretizado ou não, a dificuldade para fazer as análises financeiras pertinente, assim como a possibilidade de um controle de produtividade mascarado. Todas estas ponderações foram passadas para a gerência, que se negou a ampliar os horizontes, e manteve a decisão. Não demorou muito uma série efeitos colaterais começou a aparecer, a grande maioria prevista pela operação e pelos supervisores. Como conseqüência do desastre que se formou, o gerente acabou por desaparecer, isto mesmo um dia ele saiu e nunca mais voltou, nem mesmo para se explicar.

O líder de sucesso mais do que saber planejar suas estratégias, precisa também saber transmiti-las para todos os envolvidos em seus projetos, deixando claro a todos qual o resultado esperado, como se chegar a este resultado, quais sãos os valores que os sustentam, e da mesma forma estar aberto para entender e estar aberto para possíveis ajustes em seu planejamento, motivado pela experiência técnica de seus subordinados.

Desta forma espera-se que o líder consiga vender seu sonho para todos, e que esta negociação necessita do firme propósito de integrar todos os envolvidos nos objetivos, e nos passos que levarão ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário