segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Liderando com Planejamento

Um bom líder não é um vidente, um bom líder prevê o futuro, mas o contrário da vidente não pode deixar que suas previsões negativas se confirmem, por isto não é aceitável que o líder simplesmente anuncie o seu mal pressagio.

O líder não pode vivenciar a confirmação das previsões de problemas, ele precisa negociar a fim de garantir que suas previsões não se cumpram, e mais precisa garantir que suas previsões positivas sejam confirmadas.

Não existem fórmulas milagrosas para que este cenário se apresente, mas existe uma receita infalível, e se chama planejamento e controle

Um líder que não consegue planejar o futuro de sua equipe esta desperdiçando esforços, pois a falta de planejamento deixa a equipe exposta aos incêndios, e as ações o grupo passa a não ter foco definido, pois todos os membros sempre estarão envolvidos na resolução de problema que já aconteceram, e que precisam ser corrigidos.

Por este motivo além da habilidade para gerir, motivar e mobilizar pessoas, um bom líder precisa de disciplina e comprometimento que garantam a execução da estratégia e do planejamento.

Para garantir os resultados e o planejamento os lideres precisam fazer uso de ferramentas de qualidade e análise. Uma das técnicas para se medir este esforços é o uso do Lean Six Sigmas, que garantem efetividade na comunicação e no progresso, pois medem o desempenho em termos absolutos e relativos.

O sistema usa uma série de ferramentas estisticas que não chegam a ser novas, mas acrescenta valos a esta métricas, permitindo uma lideranla baseda em dados e não apenas em sentimentos ou intuição.

Com o uso de recursos como com o Six Sigma, lideres deixam de tentar ser aquilo que não são videntes, e passam a exercer aquilo que são gestores e planejadores.

Sugestão de leitura


Nenhum comentário:

Postar um comentário