segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mais que o produto em si.

Marketing não deveria ser tratado como algo inerente aos lideres, a departamentos, setores ou algo do gênero. Marketing é uma necessidade que alcança todas as pessoas de uma empresa.

Todos os setores de uma organização necessitam de um bom trabalho de marketing, e de pessoas que entendam esta necessidade, visto que o marketing pessoal é um dos fundamentos do marketing empresarial.

Como vender um produto, serviço ou mesmo ideal, se não temos pessoas que representem de forma edificante estes conceitos?
Desta forma o marketing é uma matéria que deve ser trabalhado como um todo, e difundido em todos os ambientes, para a construção de uma imagem sólida e coesa.

A mocinha do café precisa ter a consciência do quanto é importante para a empresa garantindo assim um diferencial em seu serviço, e em sua cordialidade, para que o seu marketing pessoal atue a favor da organização e garanta o sucesso que toda a estrutura busca. Uma prova do quanto esta valorização traz resultados são as mocinhas do café que servem os passageiros das companhias aéreas.

O departamento de marketing é imprescindível para entender esta necessidade, e construir a imagem do produto que ela representa. Os profissionais de marketing precisam entender que quando se fala na colocação do produto, no mercado, não está falando apenas em ações estratégicas que garantam uma visão externa da empresa, mas todos os detalhes precisam ser analisados, e todas as pessoas com algum tipo de envolvimento neste circulo, precisam estar conscientes da importância do papel de representam.

Hoje mais do que nunca os consumidores não desejam apenas um produto que atenda a sua necessidade, ele desejam serviços, atendimentos e diferencial e, ao contrário do que acontecia em um passado não muito distante, estão dispostos a brigar por este desejo.

Atestando esta mudança temos a iniciativa inédita em que a União, o Ministério Publico e os PROCONs de 24 estamos moveram na Justiça federal uma ação coletiva contra s empresas de telefonia Oi e Claro no valor de 300 milhões.

Um dos grades problemas, origem para esta reclamação, está no atendimento dos call centers.

As pessoas que fazem este atendimento muitas vezes são pessoas sem conhecimento técnico até mesmo para usar a ferramenta de trabalho (computador), pouco treinamento para especializar seu atendimento e baixa escolaridade, em um ambiente de turn over alto, em que a pressão para otimizar o tempo médio de atendimento e inversamente proporcional aos ganhos garantidos a estes funcionários. O salário destas pessoas gira em torno de R$400,00 a R$500,00.

Dentro deste cenário estas pessoas não reconhecem o valor do seu serviço para a organização, e sem conseguir promover esta valorização, estes atendentes não correspondem os milhões de reais gastos de propaganda para a consolidação dos produtos ofertados no mercado, pois não se sentem, e não são tratadas, como parte do produto ofertado pela empresa.

Não incluir todas as pessoas envolvidas na oferta de um produto, como uma parte do próprio produto, é uma falha de marketing que como podemos ver no exemplo acima pode ser tornar um grande prejuízo para a empresa que busca sua consolidação no mercado.

Este mu artigo foi publicado em
Marketing Spei 28/07/2009

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